Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

O Curso de Mestrado em Engenharia Elétrica do IME está estruturado em torno de uma única área de concentração intitulada SISTEMAS ELETRÔNICOS DE DEFESA E COMUNICAÇÕES. Esta área temática abriga três linhas de pesquisa:/p>

Automação e Controle

Trata da pesquisa, do estudo e da validação (por meio de simulações ou a partir de implementações práticas) de sínteses de controle nos domínios do tempo e da freqüência. Envolve estudos em controle robusto, ótimo, adaptativo, não-linear e de técnicas inteligentes de controle, bem como o controle de sistemas lineares variantes no tempo.

Ainda dentro desta linha, realizam-se estudos na área de identificação, otimização de sistemas físicos, modelagem e aplicações de técnicas de controle clássico e moderno.

Por fim, também abrange a pesquisa no controle e na verificação de Sistemas a Eventos Discretos e Sistemas Híbridos, com aplicações voltadas aos sistemas eletrônicos de defesa.

Eletromagnetismo Aplicado

A LP de Eletromagnetismo Aplicado ocupa-se do estudo de sistemas de RF, abrangendo as faixas de freqüências de HF, VHF, UHF, microondas e ondas ópticas. As pesquisas nesta LP dão ênfase aos sistemas irradiantes, aos enlaces de comunicações por meios convencionais e por fibra óptica e aos circuitos e sistemas com aplicações civis e militares.

Entre as aplicações convencionais, são incluídos sistemas fixos e móveis, terrestres ou via satélite, com funcionamento sob condições climáticas variadas. Entre as aplicações não convencionais, são incluídos sistemas de comunicações dedicados, sistemas de teledetecção e sistemas de defesa e contramedidas eletrônicas.

Na faixa óptica, os estudos envolvem dispositivos em fibra, abrangendo amplificadores ópticos, grades de Bragg e sensores, entre outros, além de sistemas de longa distância operando em altas taxas de transmissão e enlaces ópticos no espaço livre.

Em Eletromagnetismo Aplicado, modelagem, análise, simulação, implementação e testes de circuitos e sistemas são conduzidos para praticamente todas as aplicações de interesse. Microeletrônica e compatibilidade eletromagnética são desdobramentos naturais desta LP.

Processamento de Sinais

Esta linha de pesquisa é voltada para o desenvolvimento e análise de métodos e algoritmos de processamento de sinais utilizados em sistemas de comunicação e informação. O espectro de aplicações dos tópicos estudados é muito amplo, mas boa parte dos trabalhos em desenvolvimento é orientada para a área de defesa.

Principais tópicos de interesse:

- algoritmos de filtragem adaptativa e suas aplicações;

- modelagem e simulação de sistemas de comunicação;

- processamento de sinais ópticos;

- processamento de sinais aplicado às comunicações;

- processamento de sinais de voz, de imagens e de vídeo;

- reconhecimento de locutor;

- sistemas de comunicações ópticos;

- transmissão digital em sistemas de comunicações sem fio; e

- TV digital.