Laboratório de Comunicações Digitais

Dedica-se à realização de pesquisas voltadas para o desenvolvimento e a avaliação de desempenho de sistemas de transmissão digital em diversos cenários de aplicação, tais como: comunicações móveis; comunicações via satélite e comunicações por enlaces ionosféricos. Entre outras atividades, tem desenvolvido pesquisas de equalizadores adaptativos para canais seletivos em frequência e variantes no tempo, receptores OFDM e modelagem de erros para avaliação de desempenho de protocolos de redes de comunicações.
Responsável: prof. Ernesto

Laboratório de Fotônica

Atende aos cursos de graduação através de práticas laboratoriais que são desenvolvidas pelos alunos, e à pós-graduação, cujos alunos realizam simulações e algumas medidas experimentais.
Homepage: www.fotonica.ime.eb.br
Responsável: profa. Thereza

Laboratório de Máquinas Elétricas

Este laboratório passou por reestruturação, iniciada em 2008, que compreendeu a demolição do laboratório original e a construção de: um Laboratório de Mecatrônica e Sistemas de Armas; um Laboratório de Automação e Controle; um novo Laboratório de Máquinas Elétricas; salas de aula; gabinetes para professores, pesquisadores e alunos; instalações sanitárias; e um pequeno Museu da Eletricidade com equipamentos antigos do imponente antigo Laboratório de Máquinas. Para o PPGEE, este complexo de laboratórios atenderá, primordialmente, às linhas de pesquisa de Automação e Controle e de Processamento de Sinais, na forma de infraestrutura para pesquisa nas áreas de automação, mecatrônica e sistemas inerciais.
Responsáveis: TC de Camargo e Maj Carrilho

Laboratório de Micro-ondas

Destina-se ao ensino e à realização de trabalhos de pesquisa nas áreas de dispositivos e sistemas em frequências elevadas, englobando os espectros de micro-ondas e de ondas milimétricas.
Responsável: prof. Araújo

Laboratório de Processamento de Imagem

Destina-se ao ensino e à pesquisa em sistemas de vídeo e processamento de imagens. Possui equipamentos de geração e exibição de sinais de vídeo analógicos, computadores e monitores de alta resolução para processamento e visualização de imagens e vídeos digitais.
Responsável: profa. Carla

Laboratório de Processamento de Sinais Acústicos

Os principais temas de pesquisa desenvolvidos no Laboratório se referem ao: Processamento de Sinais Acústicos; Representação e geração de sinais e ruídos acústicos; Análise Tempo-Frequência de sinais e ruídos;Técnicas de realce de sinais para ruídos acústicos não-estacionários; Estimação de coeficientes espectrais de sinais e ruídos de coloridos; Estimação de indíces de escala e impulsividade baseadas em wavelets para sinais não-gaussianos, Processamento de sinais e ruídos ópticos, Métodos de filtragem de ruídos impulsivos e não-estacionários, Sistemas biométricos; Reconhecimento de padrões; Sistemas de reconhecimento automático de locutor; Pesquisa de novos atributos de voz e modelos para classificação de sinais de voz, locutor, áudio e som; Reconhecimento de emoções acústicas.
Homepage: lasp.ime.eb.br
Responsável: profa. Rosângela

Laboratório de Processamento Digital de Sinais (LPDS)

Atende às necessidades de ensino e pesquisa na área de processamento de sinais, em particular de sinais de voz e de áudio. Possui, além de recursos computacionais e processadores digitais de sinais (DSPs), uma câmara acústica e equipamentos profissionais para aquisição de sinais com alta qualidade, incluindo arranjo de microfones, conversor A/D multicanal e eletroglotógrafo.
Responsável: prof. Apolinário

Laboratório de Rádio-Frequência e Antenas

Destina-se ao ensino e à realização de trabalhos de pesquisa nas áreas de sistemas de comunicações (RF), abrangendo as faixas de frequências de HF, VHF e UHF, com ênfase aos sistemas irradiantes, aos enlaces de comunicações e aos circuitos e sistemas de RF com aplicações civis e militares.
Responsável: prof. Araújo

Laboratório de Sistemas de Controle

Destina-se à confecção de equipamentos que atendam a objetivos didáticos na Linha de Pesquisa de Controle e Automação, seja por projetos de alunos da graduação ou da pós-graduação, e que se constituam em plataformas para experimentos de validação de teorias e métodos desenvolvidos nas pesquisas conduzidas.
Responsável: Cel R/1 Ney Bruno