Cada ano letivo é dividido em três períodos e ao pleitear ingresso no curso o aluno opta por uma das linhas de pesquisa oferecidas.

Para as linhas de pesquisa de Eletromagnetismo Aplicado e Processamento de Sinais, o ingresso pode se dar no início de qualquer um dos três períodos. A linha de pesquisa de Automação e Controle só aceita novos alunos no primeiro período.

É recomendável que os candidatos a ingresso possuam bons conhecimentos numa das subáreas da Engenharia Elétrica. No entanto, o grau de Engenheiro Eletricista ou similar não é uma exigência. Outras formações também são consideradas.

Para cada aluno será designado um orientador acadêmico, que o auxiliará no planejamento do curso e na definição do tema de dissertação.

O curso de Mestrado tem duração prevista de 2 anos. Tipicamente, no primeiro ano o aluno cursa disciplinas e, no segundo, desenvolve a dissertação.

Existe a possibilidade de matrícula em disciplinas isoladas, limitadas a duas por período.

A inscrição nos cursos de pós-graduação do IME é centralizada pela Sub-Divisão de Ensino de Pós-Graduação (SD/1). As informações para a inscrição encontram-se na homepage do IME e podem ser acessadas a partir daqui.